Biomas

Bioma: Conjunto de ecossistemas que constitui um bioma.

Bioma é definido como conjunto de diferentes ecossistemas, possuem certo nível de homogeneidade e funcionam de forma estável. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação).

Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

Classificação dos biomas

Existem três tipos de biociclos: epinociclo, talassociclo e limnociclo.

Epinociclo

É o biociclo terrestre. É o conjunto dos seres vivos que vivem sobre terra firme e apresenta quatro biócoros bem distintos: as florestas, as savanas, os campos e os desertos.

* A biócora floresta aparece em diversos biomas diferentes, exemplos: Bioma da Floresta Amazônica; Bioma da Mata Atlântica; Bioma da Taiga.

* Alguns exemplos de biomas que apresentam a biócora savana: Bioma Cerrado a savana do centro-oeste brasileiro; Bioma Caatinga a savana seca do nordeste brasileiro; Bioma Pantanal a savana alagada do centro-oeste brasileiro; Bioma Serengueti nas savanas da África.

* Alguns exemplos de biomas que apresentam o biócoro campo: Bioma Pampa gaúcho no sul do Brasil; Bioma pradarias; Bioma estepes.

* Alguns exemplos de biomas que apresentam o biócoro deserto: Bioma Deserto do Saara; Bioma Deserto da Líbia; Bioma Deserto da Arábia; Bioma Deserto de Calaári.

Talassociclo

É o biociclo marinho. É o conjunto dos seres vivos que vivem em água salgada representados pelo plâncton, nécton e bentos. O plâncton são seres microscópicos, incluindo o fitoplâncton e o zooplâncton; o nécton são os animais que nadam livremente como os peixes e os golfinhos. O bentos são os seres vivos que passam a maior parte do tempo parados afixados nas rochas ou enterrados na areia do fundo dos mares e oceanos como, por exemplo, corais, ostras, mariscos etc. O talassociclo apresenta três biócoros distintos:

* Biócoro da zona nerítica, que vai da superfície a até 200 metros de profundidade;

* Biócoro da zona batial, que vai de 200 a até 2000 metros de profundidade;

* Biócoro da zona abissal, que vai de 2000 a até o fundo do oceano em profundidades que chegam a 11.000 metros abaixo da superfície dos oceanos;

Limnociclo

É o biociclo dulcícola, ou seja, é o conjunto dos seres vivos que vivem em água doce e apresenta dois biócoros distintos:

* O biócoro das águas lênticas: que são águas paradas como pântanos, brejos, poças d’água e lagoas de água doce e parada; exemplos: bioma da Lagoa da Conceição, na Ilha de Santa Catarina, bioma da lagoa da Messejana.

* O biócoro das águas lóticas, que são águas correntes como riachos, ribeirões, rios e lagos de água doce e corrente; exemplo, bioma do Rio Amazonas.

Biomas Brasileiros

* Bioma da Floresta Amazônica

* Bioma da Mata Atlântica

* Bioma Cerrado

* Bioma Caatinga

* Bioma Pantanal

* Bioma Pampa

Referências